Coordenador : Ismar Araujo de Moraes
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394617.2206.28758.30052023
Departamento/Setor: MFL
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Nossa ação inclui a produção de materiais voltados para o público docente, discente e profissional relacionado com a Medicina, Farmácia, Biologia, Biomedicina, Veterinária, Nutrição, Física, Química, Antropologia, História, Matemática, Engenharias e várias outras áreas do conhecimento .
Local de atuação: A ação será conduzida, pelo menos inicialmente de modo remoto, mas havendo condições de retorno presencial será utilizado o Laboratório de geração de multimídias do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFF no Instituto Biomédico (Niterói-RJ). Mas considerando a abertura da ação para outras áreas do conhecimento, prevê-se possíveis necessidades de deslocamento do local de realização, para outros centros de estudo, onde deverão ser obtidos materiais que servirão para a produção de novas videoaulas.
Objetivo
Objetivos Gerais O Projeto tem por finalidade a criação de um novo e moderno portal de videaulas para a disponibilização videoaulas de professores da UFF voltadas para o público docente, discente e profissionais de diversas áreas do conhecimento, com o propósito de obter o ensinamento, a reciclagem e a educação continuada. Objetivos Específicos - Criar um portal de videoaulas moderno e atualizado para ser disponibilizado no endereço www.videoaulas.uff.br - Estimular a criação de novas de videoaulas para aumento do acervo de aulas no novo site. - Propiciar a edição das videoaulas para o formato do novo portal de videoaulas da UFF. - Buscar mecanismos de facilitação para a geração de videoaulas pelos professores da UFF para a disponibilização no novo portal - Divulgar a ação com intuito de buscar a adesão professores. - Divulgar a ferramenta nos encontros científicos locais, regionais, nacionais e internacionais voltados para o tema ensino à distância ou ensino remoto emergencial. METAS: 1 - Criação de um modelo atualizado de site para o Portal. 2 - Criação e/ou edição de pelo menos 50 novas videoaulas para o novo portal. 3 - Fazer a revisão da condição de rolagem de pelo menos 200 videoaulas disponibilizadas 4 - Fazer a divulgação trimestral do site nas redes sociais disponíveis. 5 - atender a todos os e-mails enviados para a equipe do projeto através do link fale conosco
Resumo
Uma ação de extensão relacionada à disponibilização de videoaulas de professores da UFF vinha sendo apoiada pela PROEX desde 2005, no entanto projeto perdeu esse apoio com a drástica redução de recursos praticada por essa pro-reitoria. MAs, dada a sua importância no cenário nacional e possibilidade de oferecer aos profissionais, docentes e discentes de várias áreas de atuação e do conhecimento, videoaulas abordando diferentes conteúdos de ensino, vimos propor a modernização e atualização do portal de videoaulas da UFF. Pretende-se um portal com novo layout proposto pelo gerenciador de sites WordPress, que incorporará o acervo de videoaulas existente no canal próprio no Youtube, e fará a incorporação de novas videoaulas, que acabaram surgindo em grande escala em face do ensino remoto emergencial que foi oferecido, as quais poderão ser acessadas não só pelos alunos da Instituições de ensino superior brasileiras, mas também pelo públicos leigo e de ensino médio. Nossa proposta é a criação permanente de novas videoaulas, buscando sempre incluir assuntos de outras áreas do conhecimento, contribuindo para a fixação da Universidade Federal Fluminense no cenário nacional, como fornecedora de ferramentas pedagógicas gratuitas, modernas e de grande aceitação pelo público leigo, docente, discente e profissionais já no mercado de trabalho.